A realização do III Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (III SAACA) é um desdobramento dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa e extensão do projeto ADACA. A intenção é construir uma robustez temática, localizando, discutindo e propondo alternativas para a problemática que envolve a ocorrência do autismo no Brasil em caráter multidisciplinar e interinstitucional, uma vez que compreendemos que esse tema possui um caráter que extrapola os limites das áreas das ciências exatas. Por interdisciplinar entende-se o conjunto de áreas e seus respectivos instrumentais analíticos, procedimentais e teórico-metodológico, bem como as respectivas dimensões teóricas e categóricas das áreas que se voltam para a análise sobre o tema da aprendizagem do indivíduo autista.
A intenção é reunir um conjunto de pesquisas de profissionais da saúde, educadores, pós-graduandos e graduandos que tenham como tema central questões relacionadas a aspectos como comunicação, interação e aprendizagem do autista. Isso porque pensamos que a preocupação com esse indivíduo e o empenho para sua socialização, com melhoria da qualidade de vida, fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.